sábado, novembro 17, 2012

Carnage


É, na minha modesta opinião, uma delícia de filme. Sob a direcção de Roman Polanski, conta com interpretações excelentes de Jodie Foster, John C Reilly, Christoph Waltz e Kate Winslet. Trata-se de uma  sátira contemporânea que relata a relação entre dois casais após uma bulha entre os seus filhos que deixou um deles sem os dentes da frente. Dois casais de meia-idade, homens e mulheres complexos que sobrevivem das aparências e que se não tivesse sido o incidente entre os filhos assim continuariam; para que isso acontecesse também contribuíram uma dúzia de tulipas, um hamster, um bolo de maçã e pêra, whiskey, café, vómitos...e um smart phone. E mais não digo.

Foi giro assistir à “evolução” das personagens desde o período inicial marcado por obséquios e cerimónias ao caos total: de “walking on egg shells” a “I don’t give a shit anymore.” Uma verdadeira “carnificina catártica.” Gostei porque é um filme que mostra, de forma inteligente e com doses iguais de drama e comédia, o egoísmo e o superficialismo tão prevalente nas relações actuais, a farsa diária que é a vida de tantas pessoas e casais da classe média; por isso, é um filme que, sem ser pesado, nos faz pensar. Gostei porque tem a ver com interações humanas e, até um certo ponto, psicologia, duas coisas que sempre me despertaram interesse.

Infelizmente, identifiquei-me muito com Penelope, um papel muito bem interpretado por Jodie Foster. Aliás, houve certas ocasiões em que parecia que estava a olhar para o espelho...e não gostei do que vi. Gostei porque não há nada como vermos os nossos “tiques” nos outros para que nos apercebamos que já vai sendo tempo de mudarmos pequeninas coisas que não gostamos em nós próprios. Gostei porque não sabia nada sobre o filme e, assim, deixei-me surpreender.

Do meu ponto de vista, foram 80 minutos bem passados. Outro ponto de vista

(trailerque não aconselho a quem quiser ver o filme, pois mostra muitos incidentes que acho seriam mais engraçados com o elemento surpresa presente

(Behind the scenes ) entrevistas que recomendo ver



2 comentários:

Miguel disse...

Com tal apresentação não posso senão ir ver :-)

Teresa disse...

Penso que terás de ver em DVD, por ser um filme que saiu há quase um ano. Não te esqueças de dar a tua opinião :-)