sábado, julho 07, 2012

Wall Street Journal

Os 10 países com as pensões públicas mais generosas:
Adivinhem quem esta' em 9º lugar


 Os 13 países que controlam o ouro do mundo:

3 comentários:

Teresa disse...

Miguel - fiquei admirada com estes dados e gostava de saber o que pensas.

Miguel disse...

Quanto ao primeiro ranking, não diz grande coisa: o critério não é o poder de compra das reformas, mas sim a % dos últimos salários a que corresponde o valor da reforma. Se os salários forem muito baixos, como é o caso de Portugal, reformas a 100% dos salários serão igualmente muito baixas.

Quanto ao segundo ranking, já sabia que as reservas de ouro do Banco de Portugal são muito elevadas e têm beneficiado muito da valorização do metal amarelo no mercado internacional, nomeadamente por ser activo-refúgio. Esse activo deduz-se ao endividamento bruto para dar a posição líquida face ao Resto do Mundo. Vender ouro aproveitando as cotações altas (como certos economistas alemães têm sugerido) seria uma maneira de reduzir a dívida bruta, mas a dívida líquida manter-se-ia inalterada e, de qualquer maneira trata-se-ia de uma medida "one-off". O modo mais virtuoso de reduzir a dívida para níveis sustentáveis consiste em aumentar a poupança. Vender activos deve ser uma hipótese em casos de absoluta emergência e se esses activos forem vendidos a preços interessantes. It goes without saying que dívida zero não deve ser o ponto óptimo a perseguir a tudo o custo.

Teresa disse...

Depois de ler este teu comentário apetece-me fazer ainda mais perguntas e observações. Trata-se de mais um pretexto para conversa longuíssima...