sábado, julho 07, 2012

A não perder... até ao fim - a história do poder económico em Portugal nos últimos 100 anos muito bem contada em 48 minutos

http://vimeo.com/40658606

1 comentário:

Teresa disse...

Adorei este video, obrigada por o teres publicado. Como sempre, dou por mim a fazer paralelismos entre o que se passa por aí e o que se passa aqui e, como sempre, aprofundando bem as coisas, consigo ver muitas semelhanças – sobretudo na concentração do poder económico e da comunicação social nas mãos de ½ dúzia de poderosos.

As privatizações (sempre para alívio do Estado e bem do Zé Povinho); as fusões e aquisições dos bancos (os tais “mega mergers and acquisitions” de instituições financeiras até chegarem ao ponto de “too big to fail” e depois de precisarem de dinheiros publicos...); o poder e influência da Bolsa na economia; descarados, aldrabões e mentirosos sem escrúpulos; a falta de ética e a cega pelo poder; os casamentos entre as elites (“casamento” no sentido literário e figurativo); esse conceito de “the fox guarding the henhouse” (qualquer coisa como a raposa a guardar a capoeira) e de “kickbacks” (sabias que em Washington, DC existe uma rua - K Street - em que só existem empresas que se dedicam à actividade “lobby”? Conheces a frase “I’ll scratch your back if you scratch my back” que tem a ver, precisamente, com a relação entre lobbyists e políticos? Sabias que pelo menos uma dessas empresas se dedica a “vender” guerras ao publico? Li isso há uns anitos atrás numa revista chamada “The Week”. Então dava o exemplo da Somália, uma intervenção militar muito criticada pelo povo americano, precisamente porque não tinha sido uma ideia “vendida” pela dita empresa e depois comparava essa intervenção com a popularidade da guerra no Iraque e com a invasão da Granada no início dos anos 80). This all sounds soooo familiar!

Infelizmente, nada disto é novo ou exclusivo a Portugal e é por isso que, ao ler alguns comentários, fico com pena que haja portugueses que pensem que assim seja.

Sabes o que me dá alguma consolação? The fact that sooner or later they will all be dead. Tanta corrupção e cegueira pelo poder para quê?