Espantam-me resultados
destes! Não é possível que a esmagadora maioria dos alunos sejam incapazes e que não haja professores competentes. Há aqui algo errado, seja nos conteúdos programáticos, seja nos exames, seja nos critérios de correcção... Algo tem de mudar. Não sei o quê, nem como, mas isso também
não é tarefa minha.
7 comentários:
se vão repetir os exames de química e física, e dado que também o de Matemática e Biologia eram muito subjectivos e longos, porque não se dá a oportunidade aos alunos de os poderem repetir também?
desculpa, não percebi. Vão repetir os exames? Quem, como e quando?
Sim, pelos vistos os alunos vão poder repetir dos exames:
A queda abismal em relação ao ano anterior registada nas provas de Química e Física - menos 4,2 e 2,9 valores, respectivamente - levaram o Ministério da Educação a permitir que os alunos possam repetir as provas na segunda fase e optar, posteriormente, pela melhor classificação.
O resto da notícia está aqui:
http://jn.sapo.pt/2006/07/14/primeiro_plano/quimica_e_fisica_lideram_quedas.html
O que eu não percebo é: já antigamente era possível ao aluno que não estava satisfeito com o seu resultado num exame da primeira fase, repeti-lo na segunda e, consequentemente, ficar com a melhor nota! Ou seja, esta decisão do Ministério acaba por ser o mesmo que o aluno já podia fazer, ou não? Só se este ano os alunos não tinham essa possibilidade de fazer melhoria... ou se esse acto de repetirem o exame numa segunda fase lhes permite na mesma candidatarem-se à primeira fase do Ensino Superior (algo que até agora não era possível se os exames da segunda fase fossem feitos para melhoria), não sei...
Pois, é essa a minha dúvida...
Estive a ver noutros artigos e em blogs e parece que os alunos podem então repetir os exames na segunda fase, ficar com a melhor nota dos dois e entrar na mesma na primeira fase de candidaturas, essa é a diferença em relação ao ano passado ;-)
Noutra situação poderia concordar contigo quando dizes Sempre houve erros nos exames nacionais... só que este ano algum filhinho de algum ministro deve ter tido uma notita má.
Mas neste caso não partilho da tua opinião. É certo que sempre houve erros, critérios de correcção duvidosos, péssimas calendarizações, etc., contudo, este ano foi particularmente mau.
Como deves saber, os alunos que fizeram os exames nacionais este ano foram afectados por uma nova reforma do ensino secundário, e, por isso, foram sujeitos a exames com estruturas e conteúdos diferentes dos anos precedentes. Até aqui, nada de novo, mas o problema é que o ministério não enviou provas-modelo (nem aos professores), ou seja, a preparação para os exames foi feita completamente às cegas. Além disso, em alguns exames saíram perguntas relativas a matéria que não está nos programas!
E, por fim, para mostrar que este ano foi particularmente catastrófico, deixo o exemplo dum colégio onde houve apenas 2 positivas no exame nacional química... Dá que pensar.
Great site lots of usefull infomation here.
»
Enviar um comentário