domingo, fevereiro 05, 2006

Falta de sentido de humor



No seguimento deste post , decidi juntar uns pequenos pontos ao assunto.


Todos concordamos que é uma forma demasiado radical de reagir a um cartoon.

Se cada vez que se caricaturasse uma referência religiosa católica houvesse tamanhas manifestações, estaríamos em constante guerra. Mas a questão fulcral é que não é no mundo ocidental que isto se passa... Apesar da globalização verificada no mundo contemporâneo, não existe apenas uma cultura (e ainda bem), e se a "nossa" se rege pela liberdade de opinião e expressão, temos a obrigação de saber que nem todas são assim. Quer nos agrade, quer não, os islâmicos regulam a sua vida por valores que, para nós, estão obsoletos. Contudo, há uma questão que deve predominar, não numa cultura ou noutra, mas no mundo inteiro, independentemente das tradições, valores e religiões: tolerância e respeito intercultural. Assim, tal como os ocidentais não devem responder na mesma moeda que os islâmicos, também estes devem olhar as culturas diferentes deles de modo mais compreensivo. A solução, obviamente, está no diálogo, mas um diálogo regido pela tolerância e pelo respeito.

Aqui, encontrei uma citação de Fernando Savater que acho pertinente juntar a este post:

Eu tenho o direito de acreditar numa religião que proíbe as mulheres de fumar, votar ou guiar automóveis, mas não tenho o direito de impedir que as mulheres que assim o desejem fumem, votem ou guiem. (...)

(Todos os conteúdos deste texto são um bocado cliché, mas não deixam de ser verdadeiros e parecem-me ter estado um pouco esquecidos ultimamente, em especial no que diz respeito a este tema.)

2 comentários:

Humor Negro disse...

Estás a ver o que a poligamia faz ao pessoal? Dá nisto... um gajo enerva-se com tanta mulher que arranja qq desculpa para andar à porrada fora de casa.

Alice disse...

acabaste de descobrir a causa das tensões no médio oriente ;)