sexta-feira, março 28, 2014

Fordismo, Taylorismo e a função do “operário bovino” numa sociedade capitalista



Ainda a propósito do post do outro dia:

Para uma pessoa que, como eu, se licenciou em gestão e se interessa tanto por gestão de recursos humanos; por relações interpessoais e entre trabalhador-patronato; e por psicologia e sociologia do trabalho, estas teorias davam para escrever uma tese; mas fico-me por aqui antes que me perca, que vos encha de tédio e fastio e antes que me arrependa por me estender demais. 

Deixo-vos, apenas, com estes videos bem elucidativos (por vezes, situações precisam de ser exageradas e ridicularizadas de modo a esclarecer uma teoria ou a provar um ponto de vista):

2-) http://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk  (já estivemos mais longe da máquina de alimentação Bellows...ou a razão porque cada vez desdenho mais “management consultants”e, por vezes, “modernices do inferno” – como lhes chamava a minha querida avó) 
3-) http://www.youtube.com/watch?v=HnbNcQlzV-4 (quanto maior for a “produtividade” mais elevados serão os golos)


Is it any wonder today’s worker is so stressed out, divorce rates are so high, birth rates are low and children need to seek psychological help and take medication to help them cope?
 

Sem comentários: