sábado, novembro 10, 2012

Mudança de paradigma?

Mas há quanto tempo ouvimos falar nisto? No entanto, é o que defende Umair Haque (economista e contribuidor no blog Harvard Business Review ) no seu último livro Betterness: Economics for Humans. A tese de Haque é a de que o mundo dos negócios “as we know it” está a chegar ao fim e o modelo de gestão em vigor desde a Revolução Industrial  é obsoleto. A obsessão com os retornos financeiros (Return on Investment – ROI) e com os lucros a curto prazo (often measured by quartely goals) é frequentemente prejudicial à comunidade, à natureza e às futuras gerações. Até aqui nada de novo, mas Haque vai mais longe, indicando que são os próprios consumidores a exigir uma mudança de visão e rumo na forma como gestores e administradores tradicionais dirigem as empresas a seu cargo.

Haque também demonstra, com exemplos práticos, como o foco principal de determinadas empresas de sucesso é nutrir o bem-estar colectivo (aquilo que os livros de marketing designam de "societal marketing concept” )o que é muito mais benéfico para todos os envolvidos do que ter, como objectivo principal, a derrota de adversários a todo o custo a troco de recursos humanos desencorajados, frustrados,  com os nervos constantemente à flor da pele e uma série de mazelas psicológicas e físicas  – sim, porque está mais que provado que estar sujeito a períodos prolongados de stress é prejudicial à saúde e, consequentemente, contraproducente à produtividade: "(...)business as we know it has reached a state of diminishing returns--though we work harder and harder, we never seem to get anywhere” .


Although skeptical that this management style becomes commonplace during my lifetime, I can't help but feel a flicker of hope for the coming generations.


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