domingo, novembro 22, 2009

Religiões



É inegável que um dos objectivos da religião é o de dar um sentido àquilo a que não conseguimos responder racionalmente. Há todo um conjunto de aspectos da vida humana que permanecem sem resposta e que a nossa razão não entende. Deste modo, através da crença numa religião e nos seus pressupostos, assumimos que há um mistério existencial cuja única resposta é encontrada através da fé. Mesmo assim, na mesma fé, diferentes pessoas encontram diferentes respostas e diferentes níveis de satisfação através dessas respostas.

Por outras palavras, a religião é uma parte integrante e indispensável da existência humana, seja por acreditarmos nela, seja por a questionarmos ou mesmo por a recusarmos. Qualquer que seja a nossa perspectiva relativamente à experiência religiosa, esta existe e sem ela não é possível compreender o fenómeno humano em toda a sua complexidade e subjectividade.

1 comentário:

Miguel disse...

Se se acreditar na inesgotável capacidade do ser humano para melhorar a sua compreensão racional do que o rodeia e de si mesmo, concluir-se-ia que a religião tem os dias contados. Ou seja: a religião como instrumento de conhecimento (através da "fé"...) só durará enquanto durar a ignorância. Ou será que a religião serve para mais alguma coisa para além de confortar a humana fraqueza? Porque o Homem é Homem, não Super-Homem...