quinta-feira, setembro 03, 2009

Plano Estratégico para Coimbra

Consultores prepararam finalmente um plano estratégico para a cidade de Coimbra (PEC) que tinha sido encomendado em 2005 pela Câmara Municipal e as conclusões são as seguintes:

A afirmação de Coimbra como centro de referência na saúde (enquanto principal factor diferenciador de Coimbra no contexto ibérico/internacional); como pólo de excelência da ciência, educação e investigação (ensino e conhecimento em Coimbra enquanto elementos indissociáveis da cidade); como espaço metropolitano distintivo (alternativo a Lisboa e ao Porto); como território de fixação de pessoas e empresas.

Os quatro objectivos estratégicos traçados pelo PEC, para concretizar até 2018, incluem o desenvolvimento dos activos na saúde; a densificação económica da região; a revitalização de Coimbra como destino turístico; a redefinição urbana da cidade. O “cluster” da saúde é considerado o projecto estruturante para Coimbra, concelho para o qual o PEC apresenta, como projectos prioritários, a frente ribeirinha, a política de promoção empresarial e a política de marca. Quanto a «Coimbra, Cidade da Saúde», o plano aponta como ideia principal o desenvolvimento de uma indústria da saúde em Coimbra, quer potenciando os activos existentes, quer por via da captação de novos investimentos. O PEC defende, noutro âmbito e entre muitas outras ideias de força, a centragem da cidade no rio e a promoção do reequilíbrio das margens; a consolidação de uma marca para Coimbra; a potenciação do pólo do ensino superior, como eixo de inovação e disseminação tecnológica da região. A requalificação urbana e ambiental do tecido urbano histórico (conjunto Alta-Baixa-Santa Clara Monumental); processo tendo como vector central a candidatura da Universidade a Património da Mundial da UNESCO; a densificação demográfica do centro histórico, combatendo o processo de desertificação e envelhecimento actualmente registado são as ideias de força apresentadas para «Coimbra, Cidade com História».

Enfim, só palavras bonitas, cheias de novidades, pagas de certeza a peso de ouro.

1 comentário:

Alice disse...

E depois batem todos com a cabeça na mesinha de cabeceira! :P