segunda-feira, janeiro 07, 2008

Elizabeth


O filme "Elizabeth - the golden age" com Cate Blanchett conta a luta entre católicos e protestantes no século XVI que culminou com uma derrota humilhante da Armada espanhola no Canal da Mancha e com a emergência do império britânico.

Elizabeth é a Rainha protestante que manda matar a prima Maria Stuart, escocesa e católica. Filipe é o rei de Espanha que assiste ao princípio do fim.

O filme é pretensioso, grandiloquente, feito de imagens que mais parecem cenários de teatro, episódios de banda desenhada. A música, putativamente magistral, invade cada instante do filme. Abundam os clichés, as caricaturas, as tragédias previsíveis.

Na audiência havia muitos espanhóis e foi com alguma surpresa que, de vez em quando, ouvi sinais de incómodo, para não dizer de vexame. No fim alguém disse com uma pronúncia inconfundível: bull shit! Porque a Espanha é apresentada como perdedora, representativa de um mundo velho, obscurantista e decadente. Na sequência do post anterior, mais um exemplo de nacionalismo espanhol que não perde oportunidades para se manifestar, mesmo perante factos estilizados que ocorreram há mais de quatro séculos.

Sem comentários: