Sarkozy introduz uma nova dimensão na política europeia. Poderiamos chamá-la de neo-napoleónica com forte carga mediática. O homem é de uma hiper-actividade que cansa o mais incauto dos cidadãos em frente a um telejornal da TV francesa. Corre, salta, ri, voa, abraça, cumprimenta, dispara « novas » e « revolucionárias » ideias em todas as direcções. O homem quer mudar tudo e mandar em tudo. Ele é a França e o mais recôndito sítio da França deve prestar-lhe contas. Construiu uma rede de influências e de informações ímpar que não lhe deixa escapar o mínimo pormenor importante.
A sua astúcia vai ao ponto de neutralizar os adversários, oferecendo-lhes prebendas : casos de Bernard Kouchner (socialista, Ministro dos Negócios Estrangeiros), Dominique Strauss-Kahn (socialista, convidado para candidado da França a patrão do FMI), Jacques Lang (socialista, mitterandista, convidado para presidir uma Commissão governamental). E o resultado é o completo desnorte no Partido Socialista. Mas, tudo isso são pequenos e aparentes poderes porque o grande e verdadeiro poder permanece nas suas mãos, nas mãos de Nicolas.
Nicolas cuida a sua imagem e as suas aparições com uma eficácia cirúrgica : os media tem um papel absolutamente central na sua estratégia. Mais do que hiper-fazer importa hiper-parecer que se faz, que se muda para o bem da França e do mundo. O que conta é a dinâmica que se cria, uma certa ilusão de mudança ou de possibilidade de mudança. E rapidamente. Como se a sociedade e a economia se vergassem ao voluntarismo visionário do neo-Napoleão.
Nicolas encarna o mito do homem que pode mudar a própria vida e mudar o mundo através de uma vontade indomável e de um activismo sem tréguas. E sobre isso, conta mais a publicidade do que a realidade. Porque bastará parecer para ser… neste media-mundo.
Nicolas agrada a muita gente, incluindo os pobres, porque transmite a esperança de mudar e de subir na vida com o próprio esforço. Por isso, há qualquer coisa de Americano em Nicolas e, sobretudo, de populista. Mas, ao mesmo tempo, defende os interesses dos ricos, designamente, fazendo-lhes poupar impostos. Isso não é contraditório : Nicolas quer apenas não penalizar o sucesso, de que a riqueza material é uma prova eloquente… neste mundo neo-liberal. É necessário encorajar os ricos a serem mais ricos porque assim investem e arriscam mais para o bem comum (como profetizava Adam Smith)… e porque se tornam ainda mais invejáveis para os pobres. Bastará aos pobres trabalhar arduamente para aceder aos privilégios dos ricos, incluindo os que lhes são concedidos pelo Estado.
Esta é, no fundo, a filosofia política de Nicolas. Portanto, não tanto original, apesar de imponente dada a sua hiper-mediatização.
Sem comentários:
Enviar um comentário