sábado, junho 23, 2007

Coimbra

Se clicarem no título encontrarão uma série de fotografias de Coimbra de outros tempos (década de 70), quando eu andava no liceu e na faculdade, divulgadas num "post" de um site sueco. É surpreendente como as coisas, no essencial, não mudaram, mais rotunda menos rotunda, mais cor menos cor, mais ponte menos ponte (é claro que faltam agora os eléctricos, os trolleys, os Citroën Dyane, os Fiat 127, a Casa das Cintas...). As pessoas, sim, mudaram. Aquelas calças "à boca de sino" são lendárias.

Essas fotografias fizeram-me andar para trás e sentir o peso do tempo. Um tempo psicológico, mais do que cronológico ou físico. E fizeram-me pensar que Coimbra me emociona, à distância, mais pelo mito do que pela realidade. Acho que, no fundo, perto ou longe, sempre foi sim... E afinal isso não é mais do que uma confirmação da pertinência da letra da famosa canção: "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida".

2 comentários:

Alice disse...

tão giro... Curioso como, não existindo ainda nessa altura, consigo descobrir quais são os sítios onde as fotografias foram tiradas. Como encontraste isto?

Miguel disse...

Foi-me sugerido por outro conimbricense da mesma colheita.