Uma iniciativa do Expresso a ir acompanhando
aqui!
«Não se assustem: para apanhar boleia já não é preciso andar a estender o dedo à beira da estrada. Basta ter um computador com Internet e visitar um site como o ‘Hitchikers.org’. Foi o que fizemos há cerca de um mês atrás, quando começámos a planear esta viagem.
Embora em Portugal o conceito não seja ainda muito conhecido, as ‘agências de boleia online’ são muito comuns no centro da Europa. Qualquer pessoa pode deixar no site o percurso que vai fazer, com a hora, a data e o número de lugares que tem disponível no seu carro.
Por apenas 25 euros (menos 60 euros do que o bilhete de comboio), entrámos no carro de Daniel, um engenheiro alimentar holandês, e fizemos uma viagem de cinco horas até Roterdão. Simpático, mas pouco conversador, explicou-nos que decidiu adoptar este sistema há dois anos, quando começou um relacionamento amoroso com uma francesa. Todos os fins-de-semana vai a Paris e é nas boleias que arranja alguma ajuda para as despesas da viagem. Desde estudantes a viajantes, já passaram pelo seu carro pessoas das mais variadas nacionalidades, como canadianos a croatas. Nós fomos os primeiros portugueses (confundidos com espanhóis, o que deixou o Nuno logo irritado).»
Sem comentários:
Enviar um comentário