Fui ontem ver o filme "Good Night, and Good Luck" realizado por George Clooney (a sua segunda realização depois de "Confessions of a Dangerous Mind" de 2002). Actores principais: o próprio G. Clooney e David Strathairn (actor também em "LA Confidential", entre muitos outros). Strathairn é um intérprete magnífico do famoso jornalista Edward R. Murrow. A distribuidora é a Warner Independent Pictures, uma empresa do grupo Warner Bros. que se especializa em cinema dito de qualidade, isto é, que pretende escapar à lógica dos grandes orçamentos e do grande público.
O tema do filme é a luta de um grupo de jornalistas da cadeia de televisão CBS, liderados por Murrow, contra o McCartismo nos anos 50, contra a caça às bruxas que mergulhou a América num anti-comunismo primàrio e na privação das mais elementares liberdades cívicas, de que o país pretendia e pretende ser o lídimo representante. O filme é a preto e branco, a fotografia é de uma qualidade excepcional, a música é lindíssima (um jazz, ao mesmo tempo, profundo, lento e alegre). A acção desenrola-se em ambientes de uma extrema elegância e de um bom gosto típicos daqueles anos do pós-guerra. Impressionante a ubiquidade do cigarro (como os tempos e os valores mudam...).
Aconselho o filme por ser muito belo e por ser uma óptima homenagem à qualidade, à independência e à missão cívica do (grande) jornalismo televisivo. Particularmente, as direcções da SIC e da TVI teriam muito a aprender e, talvez, de que se envergonhar.
http://wip.warnerbros.com/goodnightgoodluck/
Sem comentários:
Enviar um comentário