Perante uma discrepância entre a sua querida teoria e a bruta realidade, um economista diz que é a realidade que está errada.
A tecnologia é o principal determinante da produtividade. A correlação de forças entre as classes sociais é o principal determinante dos salários. O nível de salários está inversamente relacionado com o nível da taxa de lucro.
Nos Estados Unidos, em 1975, 1% da população mais rica tinha 7% do rendimento nacional. Em 2007 tinha mais de 25%. Cresce o consenso para aumentar os impostos sobre o rendimento dos mais ricos. Nos anos 1980, M. Thatcher e R. Reagan baixaram a taxa de imposto sobre os mais ricos de mais de 50% a cerca de 25-30%. F. Hollande está a passá-la para 75% e os ricos estão a fugir para paraísos fiscais.
Na Itália, mais de 50% dos licenciados que conseguem trabalhar fazem-no em ocupações para as quais seriam normalmente suficientes diplomas de ensino secundário.
3 comentários:
Para quem estiver interessado:
http://en.wikipedia.org/wiki/Income_inequality_in_the_United_States
"Cresce o consenso para aumentar os impostos sobre o rendimento dos mais ricos." Se Mitt Romney ganhar as eleicoes, tenho serias duvidas que isto aconteca.
Temo que tenhas razao. Mas, ate os mais ricos, como Buffett e Soros, defendem um aumento de impostos sobre os rendimentos mais altos...
Eu sei, Miguel, e é por isso que esses dois são hoje tão criticados e ridiculizados por políticos e “pundits” de direita com o rótulo de “liberal” que, neste país, na última década se tornou sinónimo de comunismo, socialismo, nazismo e afiliado no partido Democrata – não fazem distinção.
Também tenho visto sondagens à opinião pública contraditórias; curiosamente, muitos que se manifestam contra a subida de impostos aos mais ricos são da classe média ou baixa e os argumentos são sempre os mesmos: todos têm oportunidade de chegarem ao mesmo estrato social dos 1%; os impostos só servem para sustentar os preguiçosos; se o resto do Mundo nos pagasse o que nos deve não precisávamos de subir os impostos a ninguém e não estariamos no buraco em que hoje nos encontramos. PLEASE DON'T SHOOT THE MESSENGER!
(por vezes apetece-me gritar e puxar pelos cabelos, mas depois lembro-me do seguinte ditado: “never wrestle with a pig; you’ll both get dirty and the pig will enjoy it” e da seguinte frase: “pick your battles”)Então encolho os ombros e vou à minha vida .
Enviar um comentário