domingo, julho 15, 2012

“We are running out of policy rabbits to pull out of policy hats”

Não sou economista nem pretendo ser, mas tenho alguns conhecimentos sobre a história do sector bancario neste país, sobretudo a partir de 1929: desde as origens (causas) da “Great Depression”, às “providências” New Deal de FDR (medidas que, hoje em dia, são tão criticadas por elementos de direita) à promulgação de regulamentação bancária para evitar outro desastre semelhante ao de 1929. Depois vieram as políticas de desregulamentação dos mercados financeiros iniciadas (inicialmente “surrateiramente”) em meados dos anos 80 e depois (mais “descaradamente”) a partir dos anos 90 com a globalização - isto não precisei de aprender nos livros de história por se tratar de uma série de eventos que testemunhei ou que vivi na pele.  Mesmo assim, deixo os comentários desta entrevista que Nouriel Roubini  concedeu à Bloomberg TV aos verdadeiros economistas cá do sítio. Muito ridiculizado pelos “boys” da administração de GWB e apelidado de “Dr. Doom” pelos “pundits” da direita (sobretudo antes de 2008) Roubini continua tão pessimista (realista?) como sempre. Porquê? É simples:
1 – Nada mudou desde a actual crise económica que comecou em 2008: o incentivo dos bancos continua a ser enganar e cometer actos que são ou ilegais ou imorais.
2 – Nos Estados Unidos havia bancos grandes demais para falir e agora há bancos “that are even bigger to fail”
Problema:  existem hoje mais conflitos de interesse do que há quatro anos atrás.
Solução:  acabar com estes supermercados financeiros.
3 – A Cimeira Europeia foi um fracasso total; uma semana depois do BCE cortar as taxas de juros, os “yields” sobre a dívida espanhola estão de volta aos 7% e os mercados cairam 3%, i.e., está tudo na mesma.
           Solução: "Debt Monetization"
4 – A cereja no topo do bolo: 2013 = “the makings of a global perfect storm”
colapso da zona euro até 2015 (a começar com a Grécia em 2013 e, muito provavelmente, também Itália e Finlândia); guerra entre Israel-EUA-Irão; recessão nos EUA pior do que em 2008; emerging markets economic slow-down. 
Quando será que as grandes cabecinhas económicas do mundo se juntam para conceber e implementar métodos alternativos de economia e gestão aos actualmente em vigor? Stay tuned!

Para quem tiver estômago para tanta má previsão: http://www.bloomberg.com/video/roubini-says-2013-storm-may-surpass-2008-crisis-HCAjTp9VTD~gm6Ux8jnQvQ.html Nunca vi este homem sorrir – I wonder why?

3 comentários:

Miguel disse...

Minha cara, quanto a bancos estamos conversados: demonstrado o interesse público da sua actividade, a que alguns chamam importância sistémica, que justifica privatização de lucros e nacionalização de prejuizos, há só duas hipóteses: nacionalização "tout court" ou regulação eficaz. Mas, a última já foi tentada até à náusea, padecendo sistematicamente, por exemplo, no âmbito do Comité de Basileia, de lobbying esmagador que se traduz em distribuir mais e mais pistolas pelos criminosos para que eles se defendam dos próprios crimes...

Teresa disse...

Very well said and beautifully written. Se não sabes, fica sabendo que tens um dom para a escrita. Tenho lido textos teus que são verdadeiras joias, este comentário é apenas um entre muitos. Se ainda não o fizeste, acho que devias considerar publicar as tuas escritas; tens material suficiente neste blog para um livro de “short stories” com muita circulação. Eu encomendava já um.

Mãos à obra, old friend!

Miguel disse...

Obrigado. Pareces-me demasiado generosa. Queres ser editor?