terça-feira, março 06, 2012

O sol e a seca

O sol em Portugal persiste, desafiando a crise da tristeza e do pessimismo, espantando nuvens nos olhos, no coração e na carteira. Mas é um sol que provoca seca, uma seca gradual, inexorável, eufemismo da resignação. O sol e a seca são como a pobreza e a esperança que é a última a morrer. É como dizer que sofremos mas, como o sol, continuaremos orgulhosamente portugueses, a cair e a levantar-nos mais uma vez, sempre.

Aproveito para citar uns mimos do último relatório do FMI sobre a execução do programa de assistência financeira da Troika:

The broad political and social consensus that is underpinning the program is a key asset. The recent tri-partite agreement on labor market reforms underscores Portugal’s ability to take bold reform steps in the context of social dialogue.

Tradução: A sofrer mas bem comportados… Agradecidos à UGT. Nem uma palavra acerca do desemprego.

GDP in 2012 is expected to decline by 3¼ percent, following a fall of 1½ percent in 2011. In 2013, a slow recovery should take hold, mainly supported by private investment and exports.

Tradução: Lá para 2013 – se deus quiser! – podemos ter uma “ligeira recuperação”.

Provided the authorities persevere with strict program implementation, the euro area member states have declared they stand ready to support Portugal until market access is regained.

Tradução: Se nos portarmos bem poderemos talvez contar com a clemência dos nossos "parceiros" mais fortes, caso demonstrarmos que as coisas correram mal sem ser por nossa culpa.

Sem comentários: