domingo, outubro 23, 2011

Metro do Mondego no Plano Estratégico de Transportes


"O projecto do Metro do Mondego nasceu nos anos 90, com uma estimativa original de
investimento de cerca de 55 milhões de euros. Porém, sucessivas alterações ao
âmbito do projecto conduziram à sua versão actual, orçada em perto de 450 milhões
de euros.

Os estudos de procura que estiveram na base das decisões relativas ao actual
projecto, apontavam para uma procura do Metro do Mondego de cerca de 65.000
passageiros por dia útil. Porém, os estudos mais completos e realizados mais
recentemente, indicam que aquele valor estará, afinal, sobrestimado.

Por outro lado, pese embora a empresa Metro do Mondego, SA ter uma estrutura
accionista constituída pelo Estado Português (53%), as Câmaras Municipais de
Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã (com um total de 42%), a REFER (2,5%) e a CP
(2,5%), o modelo de financiamento previsto para este projecto atribui a
responsabilidade pela execução das obras de construção da rede e a responsabilidade
pela aquisição do material circulante necessário aos seus accionistas minoritários,
respectivamente a REFER e a CP, através, mais uma vez, do recurso ao
endividamento bancário, agravando ainda mais as suas já criticas situações
financeiras.

Em face destas questões, e sem prejuízo da necessidade de ser assegurada a
mobilidade das populações, o Governo irá rever os pressupostos que estiveram na
base das decisões relativas a este projecto, adequando o seu âmbito às possibilidades
do país decorrentes da actual conjuntura económico-financeira, no quadro de uma
definição clara de partilhas de responsabilidades entre os accionistas da sociedade
Metro do Mondego, SA."

Aconselho a ler todo o documento aqui.

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