quarta-feira, junho 29, 2011

Corridas aos depósitos...

Estamos no limiar do pânico, de uma aversão irracional a riscos putativos. Primeiro fugimos e depois espreitamos para tentar perceber do que fugimos. A finança está de novo a ser guiada pela psicologia de massas, pelo efeito da carneirada, como no final de 2008, quando alguns amigos me perguntavam se deviam pôr o dinheiro debaixo do colchão porque, segundo eles, não havia nenhum banco seguro no mundo. Agora tendem a pensar que não haverá nenhum banco de confiança em Portugal e, por isso, os que podem, abrem contas no estrangeiro, porque nunca se sabe, porque custou muito a ganhar, porque sabe-se lá o que pode vir por aí e com o mal dos outros não nos governamos. Nisto não somos originais. Na Grécia é bem pior. Os depósitos encolhem-se como neve ao sol e os bancos estão à beira do colapso, não porque estejam irreversivelmente mal mas porque a confiança em que se baseiam se esfuma. Que não haja dúvidas: se toda a gente se precipitar a levantar depósitos todos se arriscam a perder, salvo os primeiros que julgam ser mais espertos do que todos os outros. Mas mesmo esses, mais tarde ou mais cedo, de um ou de outro modo, acabam por perder, o que configura um paradoxo da prudência. De resto, por definição, os verdadeiros primeiros são raríssimos. Ninguém ganha com o pânico e o sistema financeiro não funciona sem confiança.

3 comentários:

Anónimo disse...

Miguel,

Eu sei que te formaste em Economia, mas por acaso es empregado bancario? E que so 1 bancario (ou alguem que conheca as causas do que se passou neste pais em 1929) podia escrever um post destes; alem disso, "it takes one to know one", como se costuma dizer :-)

Por curiosidade: existe em Portugal algum sistema de proteccao semelhante ao FDIC (bancos) e NCUA (Cr Unions)?

Como sabes, o problema da (in)solvencia bancaria e (des)confianca dos clientes nao se limita aos paises do grupo dos PIIGS (fiquei danada quando li o artigo no Financial Times ha uns anitos atras): http://www.fdic.gov/bank/individual/failed/banklist.html

Esta lista (above link) so comeca em 2000; eu ja fui vitima de falencias, mergers and acquisitions 3X antes de '00. Nao perdi o que la tinha depositado, mas fui parar ao "unemployment office" tres vezes (e, mesmo assim, ainda nao transferi as minhas migalhas para debaixo do colchao...)

Nada disto e novo, a diferenca e a escala global a que este problema chegou.

Dizes bem: "Ninguém ganha com o pânico e o sistema financeiro não funciona sem confiança."

Teresa

Miguel disse...

Efectivamente existe em Portugal um esquema de garantia de depositos ate 100000 euros. Mais informacao no seguinte link: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/DireitosdosClientes/GarantiadeDepositos/Paginas/default.aspx

Miguel disse...

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/DireitosdosClientes/Paginas/default.aspx