segunda-feira, fevereiro 07, 2011

"Admirável mundo novo"

Ardeu o armazém do Samba. O Carnaval vai ficar mais simples. Como deve ser... Menos adereços e mais alegria para esquecer as chamas e tristezas. O que ardeu foi uma fábrica de sonhos, não foram os sonhos de uns dias por ano numa cidade paradoxal, de tão bonita e tão feia, de tão pobre e tão rica. O Rio é um circo de contrastes abençoado pela Natureza, estragado pelos homens.

No Bangladesh uma menina de 14 anos morreu depois de receber 80 chicotadas. A sua culpa? A de ter sido violada por um primo de 40 anos. Foi acusada de lascívia...

Como e quando Mubarak deixará o poder? Que outras histórias, por esse mundo fora, não nos contam os media nestes dias por causa de tanta concentração naquela praça libertária do Cairo?

Ana Benavente, militante do PS, ex-Secretária de Estado da Educação diz que "O PS hipotecou o seu papel na sociedade portuguesa e deixou-nos sem perspectivas de um futuro melhor. Assumiu o papel que antes pertencia aos centristas do PSD, ocupou o seu espaço e tornou o país mais pobre, política e economicamente." Capoulas dos Santos, seu correlegionário, diz que se trata apenas de ressentimento por ter sido excluida da lista de candidatos a deputados há uns anos.

Há pessoas que fazem de conta que são parvas para esconder a própria genialidade porque a genialidade pode ser insuportável enquanto a imbecilidade é tolerada e mesmo romantizada. Perante a imbecilidade, tanta gente se sente superior. Perante o génio sentem-se imbecis... o que não é confortável.

Um negócio florescente nos Estados Unidos é o dos testes de ADN que servem para verificar quem é pai de quem, qual a probabilidade de morrer de enfarto cardíaco ou de alzheimer, qual o sexo do bébé ao fim de 7 semanas de gestação, etc, etc. Os empregadores e companhias de seguro estão dispostos a pagar fortunas para saber se o Sr Smith ou a Sra Taylor vâo morrer cedo ou tarde, gastando mais ou menos cuidados de saúde.

Um dia destes chega a Primavera...

Sem comentários: