sábado, outubro 17, 2009

Sou só eu que acho isto um bocado excessivo?!

Ontem, ao sair do Fórum Coimbra depois do cinema (23h30), deparo-me com esta informação à porta da FNAC:

Um pequeno mapa explicativo do modo como as pessoas que o desejem, deverão formar fila durante a noite para aguardarem pela abertura (10h00) da FNAC no dia seguinte para comprarem bilhetes para o concerto dos U2 em Coimbra (recorde-se que o concerto é dia 2 de Outubro de 2010).
Depois desta elucidativa demonstração do que se iria passar nessa noite no parque de estacionamento exterior do Fórum Coimbra, começo a subir para o mesmo, para tirar de lá o meu carro e voltar a casa... Ele era sacos cama, ele era cadeiras de campismo, ele era merendas... Mas ninguém em fila... Tudo junto aos respectivos carros...
Ao que parece, à medida que as pessoas iam chegando, alguém tomava nota da ordem de chegada e atribuía-lhe um número, número esse que determinaria a ordem de compra dos bilhetes para o concerto (máximo de 4 bilhetes por pessoa).
E para evitar que as pessoas recebessem o seu número e fossem descansar ou fazer outra coisa que não "acampar" no parque de estacionamento do fórum, estava prevista uma "chamada" de todos os números de duas em duas horas!
No regresso a casa, passei pelo Coimbra Shopping, à porta do qual essa mesma "chamada" estava a ser feita....
Ao que parece, o ajuntamento não tinha começado àquela hora, mas bem, bem antes...

O fenómeno teve mais impacto na Fnac do Fórum Coimbra, onde a primeira pessoa chegou às 9h00 de quinta-feira. Os admiradores da banda irlandesa juntaram-se na entrada do parque de estacionamento subterrâneo mais próximo da Fnac. A organização entre os fãs é surpreendente. «Quando as pessoas chegam ficam com um número, atribuído por ordem de chegada, e depois fazemos chamadas de duas em duas horas. Para já está tudo a correr bem, porque não são permitidas aldrabices», explicou Pedro Fonseca, o primeiro a chegar.

De duas em duas horas o parque da Fnac enche-se de gente. Ninguém quer deixar de picar o ponto, para não ser excluído da lista. Mas há quem passe a maior parte do tempo nas imediações. (in Diário de Coimbra)

1 comentário:

Miguel disse...

E hoje ao meio-dia, mais de 10 minutos do telejornal da RTP1 foram dedicados ao "fenómeno" com especial atenção pela loucura na fnac de Matosinhos. Quase perdi a vontade de gostar dos U2. Irónico e triste também o facto de isso servir para comprar bilhetes à distância de 1 ano por preços compreendidos entre 30€ e 270€ (!) no mesmo dia que é considerado dia mundial de luta contra a pobreza. Este mundo é mesmo feito de contrastes que nos levam a questionar a sua lógica... Uma lógica que não existe, que é suplantada por multiplas lógicas e interesses contraditórios.