quinta-feira, março 15, 2007

Fritz Perls


Vou ter de fazer um trabalho sobre este senhor e tenho andado a recolher artigos na net. Entre vários, encontrei uma página com uma citação inspirante:


Our dependency makes slaves out of us, especially if this dependency is a dependency of our self-esteem. If you need encouragement, praise, pats on the back from everybody, then you make everybody your judge.



Não concordam?

3 comentários:

Miguel disse...

O que pensamos de nós não resulta de geração espontânea. O que pensamos de nós, inevitavelmente, depende do que achamos que os outros pensam de nós. Não estamos sós e o nosso auto-conhecimento alimenta-se também da relação com os outros, da nossa imagem projectada no espelho que são os outros. Daqui até sermos completamente reféns dos valores dominantes, até à alienação, até à armadilha que consiste em viver, não a nossa vida, mas a vida dos outros, vai um grande passo. E é necessário dar esse passo para não ser apenas uma ovelha de um rebanho anónimo.

Peço desculpa por parecer dar uma no cravo e outra na ferradura, mas nesta como em tantas outras questões vitais, a verdade não está no preto ou no branco, mas quase sempre no cinzento ou num "juste milieu".

Alice disse...

Do que se fala na citação não é da imagem que temos de nós próprios, que, de facto, resulta quase totalmente do meio em que estamos... O que se fala, sim, é de quando fazemos com que sejam os outros a determinar o valor que atribuímos a nós próprios, ou seja, a nossa auto-estima.

Alexandre Carvalho disse...

Parece-me um trabalho interessante e, acima disto, útil para o indivíduo (hipotético). É bonito quando o estudo consegue conciliar o upgrade do nosso conhecimento sobre dado assunto e simultaneamente melhorar-nos enquanto pessoas. ;-)