quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Manuel Pinho, um político ponderado e inteligente


O ministro Manuel Pinho apresentou ontem os baixos salários que se praticam em Portugal como um dos factores de atracção para o investimento chinês e, com essa ideia politicamente incorrecta, acabou por desviar as atenções, pelo menos da opinião pública portuguesa, dos importantes acordos assinados durante a passagem de José Sócrates por Pequim.

O responsável pela pasta da Economia e Inovação fez aquela declaração perante quase 300 empresários chineses e portugueses, reunidos num fórum destinado a fomentar os contactos bilaterais.

Embalado por um espírito francamente eufórico - chegou a comparar as largas e ainda algo inóspitas grandes avenidas de Pequim com a nova-iorquina e cosmopolita Madison Avenue, "só que mais modernas e bonitas"... - Manuel Pinho não se coibiu de integrar os "baixos custos salariais face à União Europeia" como factor de competitividade da nossa economia e, logo, de atracção do capital chinês.

(...)

O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou hoje que os sindicatos são "uma força de atraso no país"...


(mais aqui e aqui)

1 comentário:

Miguel disse...

Mais despenteado mental nesta àrea talvez só o Jorge Braga de Macedo, ministro das finanças de triste memória, em 1991...