quinta-feira, outubro 12, 2006

Perguntas chatas

Será possivel pilotar os sentimentos?

Quando se detesta uma pessoa, pode-se deixar de a detestar? Quando se ama e não se quer amar, pode-se deixar de amar? Quando? Como?

Existe uma engenharia dos sentimentos que os filtra de maneira a reter apenas os que convém? O que quer dizer sentimentos que convém? Que sentimentos são esses que nos desviam do bom caminho? Qual é o bom caminho? O que fazer para os eliminar? Pode-se eliminá-los? Deve-se eliminá-los? O que resta da nossa autenticidade? Como se fica depois de negar a alquimia dos sentimentos?

Perguntas de quem é obcecado pelo controlo dos mais pequenos detalhes da vida? De quem utiliza demasiado a razão e pouco o coração? De quem se queimou com o fogo do coração e fecha a porta a surpresas inconvenientes que ameaçam o equilibrio do controlo dos mais pequenos detalhes?

Só perguntas de quem não tem medo de perguntas chatas, de quem assume a inquietação e o sobressalto da vida sem se disfarçar de super-homem.

Post-scriptum:

Só falta ser acusado de adolescência retardada ou de crise de meia-idade. Porra: basta não ser "zombie" para correr o risco de ser rotulado de tais estereótipos.

Sem comentários: