segunda-feira, maio 08, 2006

Back in a week

Se têm andado atentos às notícias, calcularão o porquê da diminuição da frequência de posts por aqui... Prometo que daqui a uma semana tudo volta ao normal.

2 comentários:

Anónimo disse...

suponho que agora ande mais ocupada em virtude das comemorações estudantis que decorrem, nesta altura, em Coimbra.
Gostaria, no entanto, de lhe colocar uma questão: o que é que atrai os estudantes numa "Queima das fitas"? o que faz daquela uma época supostamente especial para muitos estudantes? A bebida? O sexo casual?

Fui estudante e hoje em dia já estou formado e trabalho. Não consigo compreender as motivações dos estudantes... pensei que me poderia ajudar nesse sentido uma vez que tem um blog maravilhosamente bem escrito, pelo qual, desde já, lhe dou os parabéns, o que tabém faço ao outro colaborador.

Agradeço.
Continuação de boas "picadas".

Antónia

Alice disse...

Antes de mais, muito obrigada pelos elogios;)

De facto tem razão, ando ocupada com a queima das fitas de Coimbra e é verdade que isso inclui, para muitos, beber até cair (por vezes até indo parar ao hospital em coma alcoólico) e também existe, claro, a questão do sexo... Tudo isto porque, para quem leva a queima deste modo, é um "tempo de festa" e "é só uma semana por ano" e tal e tal...

Não vou dizer que não beba nestas festividades mas encaro a queima e a praxe em geral de um modo diferente de todos aqueles que transmitem uma tão má impressão a quem está de fora e fazem parecer estúpida toda a tradição académica.

Para mim a praxe (e as festividades que inclui) tem todo um simbolismo muito forte que marca o percurso de um estudante universitário. Trata-se de seguir uma tradição de longa data, de passar por momentos que só "nós" podemos sentir da forma que sentimos num momento especial da nossa vida, trata-se de uma forma de estar que deve dignificar-nos enquanto estudantes e ao mesmo tempo honrar a instituição em que estamos. Por isso, como deve calcular, é com muita pena que vejo bastantes vezes um desrespeito imenso a tudo o que deveria ser o estudante universitário.

Espero ter esclarecido o seu pedido… Fico à espera de mais comentários.