quarta-feira, maio 17, 2006

17 de Maio é um dia a assinalar

Há exactamente 17 anos fez-se história na evolução das mentalidades. Há 17 anos a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais.

É pena que alguma vez lá tenha estado.
É pena que só em 1988 se tenham lembrado que a homossexualidade NÃO é uma doença mental. É pena que ainda haja gente pouco esclarecida ou preconceituosa que pense que é uma doença mental.
É pena que tenha feito uma pesquisa no Google news sobre este tema e que só tenha encontrado um artigo na imprensa portuguesa, nomeadamente n' A Cabra.

Mas...

Ainda bem que já há quem perceba que a questão da homossexualidade não é uma questão de tolerância, pois se fosse significaria que um homossexual necessitaria de condescendência relativamente à sua orientação sexual, mas sim uma questão de naturalidade!

Não vou chover no molhado e contar pormenorizadamente o passado da humanidade e a constante presença da homossexualidade na nossa história, nem vou descrever porque é que foi a emergência do cristianismo que iniciou muitos dos preconceitos a nível sexual que ainda hoje presistem na nossa sociedade.

O objectivo deste post é "" assinalar a data. Uma data tão importante que tornou o dia de hoje no DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA.

Para quem ainda tenha dúvidas/preconceitos sobre este tema, aconselho a leitura deste texto.

1 comentário:

Miguel disse...

do mesmo modo que os homosexuais têm sido maltratados espero que não se caia um dia no outro extremo de achar que a heterosexualidade já não está a dar, que não é "fashion", que é bota de elástico

as orientações sexuais (quaisquer que sejam) são do foro individual e não devem ser objecto de discriminações (negativas ou positivas), de privilégios ou perseguições, de bandeiras ou exibicionismos

a vida humana também é sexualidade, mas é muito mais do que isso...

sou contra lobbies de gays ou de machões

sou contra "Parades" de gays ou de marialvas em postura mais ou menos folclórica