Em relação a aspectos metafísicos, não sei em que acredito... Só tenho uma certeza: não acredito em religiões. Contudo, interesso-me por elas e, quando vi um texto de opinião sobre Deus, escrito por um padre, surgiu em mim uma imensa curiosidade. Estava à espera de mais uma daquelas leituras de evangelização, para forçar quem não é crente a passar a ser. Enganei-me. A verdade é que tive uma surpresa muitíssimo agradável, pois encontrei nas linhas daquele texto um imenso desprendimento relativamente a muitos dogmas. Encontrei uma visão racional (por muito estranho que pareça) daquele Deus que foi feito à imagem e semelhança de cada homem. Um discurso que pode interessar a todos, independentemente das crenças e que aconselho vivamente.
(Anselmo Borges Padre e professor de Filosofia)
1 comentário:
Gostei particularmente do último parágrafo: "O crente autêntico tem de ousar passar pelo ateísmo, no sentido de derrubar os ídolos, para poder ir ao encontro do Deus verdadeiro, Aquele que é fonte de liberdade, dignidade e salvação."
Acho que Deus é uma criação dos homens (e não o contrário) para ajudá-los a conviver com a fraqueza e com a ignorância em relação à origem e ao sentido da vida. Talvez seja uma banalidade o que acabo de escrever, mas continuo a acreditar na sua pertinência.
Enviar um comentário