Acabei de ouvir no telejornal da televisão italiana que o "bullismo" está em grande crescimento. Parece que na Europa, à frente da itália, apenas se encontram a Inglaterra e a França. Não sei qual seja o lugar de Portugal em tão vergonhoso ranking.
De que se trata? De toda uma série de agressões feitas na escola por crianças e adolescentes aos seus coetâneos: pancada, abusos, roubos, ameaças, chantagens, perseguições. É preocupante que crianças se "divirtam" de uma forma tão torpe. Não quero acreditar que se trate já de outra coisa senão estranho "divertimento". Uma professora aparece dizendo que uma parte do problema reside no facto de as famílias se demitirem do processo educativo, delegando cada vez mais na escola funções que são tipicamente suas. As famílias teriam uma atitude crescentemente oportunista e venal: esperam simplesmente resultados, prestações escolares, rendimento, afastando-se da transmissão da afectividade e dos valores.
Mas, o que me espantou mais na reportagem a que assisti foi a informação de que as autoridades britânicas tencionam combater o fenómeno atribuindo dinheiro (prémios) aos jovens que tenham um bom comportamento. Faltam-me as palavras... A mercantilização das mais elementares regras de educação e civismo é qualquer coisa que escapa ao meu entendimento.
1 comentário:
Agora sim, benvindo a este blog. Comentários como estes dois são muito bem recebidos da nossa parte. Espero que a tua participação continue assim.
Enviar um comentário