sábado, fevereiro 25, 2006

Questão?

Eis uma questão que desde há uns anos me tem feito reflectir:

É melhor viver na ignorância e estar feliz ou esclarecido e com problemas?

Acho que depende da personalidade de cada um e da capacidade de lidar com a realidade.

Há quem prefira proteger-se, não tomando conhecimento de certas coisas que possam perturbar a sua serena e alegre existência. Essas pessoas preferem ignorar a exitência de problemas, evitando enfrentar possíveis adversidades, que, para elas, estão muito muito muito distantes. São pessoas que conseguem abstrair-se das coisas negativas e viver num mundo próprio, cor-de-rosa, feito à sua imagem e semelhança, mas deslocado da realidade.

Depois há o grupo de pessoas que preferem viver informadas de tudo o que as rodeia. Preferem saber todos os pormenores acerca de tudo o que lhes diz respeito, para tentarem lidar com o que se passa à sua volta. É difícil lidar com a realidade, pois esta presenteia-nos com dilemas, dúvidas, problemas, etc. Mas, depois de superar as adversidades, vem um sentimento de maior confiança, força e autonomia. Vem uma maior capacidade de viver as coisas boas, pois, após todas as complicações, passam a ter mais valor.

É mais fácil mudar de passeio quando alguma adversidade se cruza no nosso caminho...
Mas será que passar a vida aos ziguezagues, de passeio para passeio, fugindo de tudo o que possa quebrar uma redoma de suposta felicidade em que se vive, nos permite ser genuinamente felizes?

É mais difícil deixar os problemas entrar na nossa vida e lidar com eles até que se resolvam... Mas no fim, quando as coisas se solucionam, não teremos um sentimento de vitória e de felicidade merecida?

Então, se calhar não coloquei bem a questão no início... Talvez seja mais correcto perguntar:

Como é que a felicidade sabe melhor: numa redoma sem contacto com dificuldades, ou depois de uma luta contra os problemas?

Acho que a minha opinião ficou aqui bem expressa.

8 comentários:

Oscar disse...

Alice é o novo heterónimo pessoano? Bem, quanto à pergunta, acho que estar consciente de mais pode ser nefasto, dado que há problemas que não conseguimos resolver porque estão fora do nosso alcance... Esses mais vale que sejam ignorados...

Alice disse...

Às vezes, resolver um problema não é fazê-lo desaparecer, mas sim, aprender a lidar com a sua presença... Vistas as coisas deste modo, acho que prefiro conhecer todos os problemas que me dizem respeito.

Quanto ao facto de ser heterónimo de Pessoa... Bem, o homem já morreu há uns bons aninhos e que eu saiba, não fui possuída pelo seu espírito:P

Alice disse...

é...a vida chega mesmo a ser monótona sem problemas. Lá está: são as adversidades que nos fazem dar valor às coisas boas:)

/me disse...

Gostei de ler, e partilho da tua opinião!

Alice disse...

obrigada.

Alice disse...

:) obrigada pelo comentário, miguel. Sê bem vindo ao Fantástico, Melga!

Anónimo disse...

Então, depois de levantarem questões como esta, abandonam o blog em fevereiro????quero ler-vos mais!!!!

Alice disse...

ninguém abandonou o blog... o que queres dizer com "abandono"?