quarta-feira, janeiro 18, 2006

Que seria de nós, sem as eleições presidenciais ?

2 comentários:

Mariana disse...

O que será de nós se o Cavaco ganhar as eleições presidenciais? :P

Miguel disse...

Francamente, não dramatizo. Cavaco seria mais um grão de areia na engrenagem socialista que, já por si, parece muito emperrada. Talvez se acelerassem as condições para a enésima re-entrada da direita na esfera do poder. O poder continuaria, porém, partilhado pelos de sempre, que já demonstraram o que não valem.

Eleger Manuel Alegre poderia fazer uma pequena diferença, mas não vejo a sua continuidade em termos de executivo... Isto é: a eleição de Alegre não precipitaria mudanças radicais, na sequência de futuras eleições legislativas (antecipadas ou não antecipadas)... salvo se o PS mudasse de alto a baixo, o que não me parece credível, dadas as federações de interesses que atravessam o partido e que o imobilizam. Também não vejo Alegre lançar-se numa espécie de PRD (como aconteceu com Eanes, de braço dado com um certo Hermínio Martinho...)para partir a espinha ao actual PS.

Manuel Alegre dar-nos-ia uma sensação de inocência e de boa-fé num mar infestado de tubarões. Mas, seria tudo...

Quanto aos outros, votar neles não é votar num provável Presidente da República, mas sim num projecto partidário de contestação ao regime. And why not?