terça-feira, janeiro 31, 2006

A lot of money

Austrália e Timor-Leste assinaram un acordo para partilhar biliões de dólares de receitas das reservas de gaz e de petróleo existentes no Mar de Timor, após mais de 1 ano e meio de negociações. No centro das negociações esteve o campo de gaz Greater Sunrise. A empresa Woodside Petroleum da Austrália possui a maioria do projecto avaliado em mais de 5 biliões de dólares. As negociações estiveram bloqueadas em Novembro de 2004, altura em que os dois governos não chegavam a acordo sobre a divisão da àrea. O acordo finalmente assinado prevê uma divisão 50:50 das receitas geradas pelo campo Greater Sunrise. Porém, a definição exacta da fronteira entre os dois países nessa àrea marítima foi adiada por 50 anos, o que permite especular que a parte de Timor Leste poderia, de facto, ter sido superior (ou inferior...) aos 50% negociados.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, o acordo poderá proporcionar a Timor Leste receitas da ordem de 10 biliões de dólares. A esta cifra acrescentar-se-á qualquer coisa como 15 biliões de dólares provenientes das receitas de outro sector do Mar de Timor conhecido como Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto que é detido a 90% por Timor Leste. Ramos-Horta foi quem assinou o acordo, como representante do governo timorense.

Esperemos que todo este dinheiro (sem discutir se poderia ter sido mais ou se os australianos mais uma vez tramaram os pobres timorenses como argumentam algumas ONGs da Austrália) sirva para promover o desenvolvimento económico e sobretudo humano de Timor Leste.

1 comentário:

/me disse...

Será que não dá para os convencer a voltar a ser parte de Portugal? Nós ajudamos a administrar o dinheiro! Comprometo-me até a guardar parte dele no banco!