quinta-feira, dezembro 08, 2005

rápidas e avulsas

I

Morreu ontem em Roma, com 85 anos, o economista Sylos Labini, adepto de Adam Smith, investigador, essencialmente, nas àreas de desenvolvimento económico e inflação. Empenhou-se politicamente a favor da legalidade e do civismo em Itália. Para Labini, a ética deve estar antes da economia.

II

Hoje, o Primeiro-ministro francês Dominique de Villepin disse numa entrevista à radio "France Info": "vous savez, l'économie c'est la vie". No início da semana, o mesmo de Villepin vendeu mais de 100 aviões Airbus à China numa sintese "virtuosa" entre finança, indústria e política.

III

Há quem diga que a Ryanair já fez mais pela integração europeia do que a Comissão Europeia (actual Presidente incluido...). Naturalmente, também tem feito muito pelos lucros do seu patrão, Michael O'Leary. A Ryanair é uma vitrina da soberania do consumidor e da primazia do mercado à custa de alguns dos mecanismos tradicionais de protecção dos trabalhadores na Europa (continental) http://www.ryanair.com/site/PT/

IV

A Autoeuropa tosse e a economia portuguesa constipa-se. As decisões tomam-se na Alemanha, para defender os interesses dos accionistas da VW. Os sindicatos, em Palmela, limitam as suas reivindicações salariais, o governo grita "ò da guarda" e vai à pressa à Alemanha pedir clemência, a oposição diz que é preciso preservar os interesses nacionais. Tudo isto porque se pagaram demasiados subsídios para convencer a Ford e a VW a instalar a fábrica em Portugal (mas isso são custos afundados), porque ela representa demais em termos de exportações, investimento e emprego e, sobretudo, porque o investimento não terá induzido tantas actividades a montante quanto previsto, tendencialmente autónomas da própria Autoeuropa.

V

Para intelectualizar o tema, aconselho a leitura do clássico de Desmond Morris "A Tribo do Futebol" (Edições Europa-América, 1981). Mas, o melhor do futebol é a sua irracionalidade.

VI

Universidade de Coimbra exibe exposição dos "Dez livros que abalaram o mundo".

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1241291

Sem comentários: