sexta-feira, dezembro 09, 2005

Mais rápidas e avulsas

I

"Em Portugal, em vez de se resolver os problemas, fazem-se leis sobre os problemas e, depois, fica-se descansado por algum tempo, até se culparem as leis pelo facto de os problemas não serem resolvidos" citação livre de declarações do Prof. Costa Andrade à RTP, à saída de um encontro em Coimbra àcerca de uma nova lei sobre política criminal.

II

Cavaco Silva, num encontro com apoiantes na sua terra natal, manifesta perplexidade por causa de a Espanha estar a crescer a mais de 3% ao ano, enquanto Portugal estagna. Deveria ser a pessoa mais bem colocada para perceber as razões de tal divergência. Também exprimiu estranheza por a confiança dos portugueses andar tão por baixo num contexto de governo maioritário e acrescentou que a confiança é meio caminho andado para investir e para progredir. A confiança também se aprende...

III

Soares demonstrou alguns sinais preocupantes de desatino e de sobranceria durante o debate com Jerónimo, em particular, à chegada aos estúdios da RTP. O PREC já lá vai, meu caro, e Cunhal só houve um... Além disso, as eleições presidenciais contam o que contam!

IV

Mais uma grande refinaria... em Sines. Onde havia de ser? Os III e IV Planos de Fomento do Estado Novo já previam o mesmo (período 1963-73). O Ministro da Economia aparece radiante ao lado de um rico empresário. O renascer dos elefantes brancos, grandes obras que teriam efeitos mágicos. Pela sua escala, compensariam rapidamente as deficiências estruturais da economia e da sociedade portuguesas. Mas, a matéria prima é importada, o output é uma convencional e poluente fonte de energia, a tecnologia é banalizada e os equipamentos serão importados. Dito isto, é verdade que existe um défice mundial de capacidade de refinação, que estará parcialmente por trás do recente aumento do preço dos derivados de petróleo, mas os países mais ricos estão a transferir essa capacidade para países periféricos, também por razões ambientais.

V

Portugal joga no grupo do México, Angola e Irão, na primeira fase do Campeonato do Mundo de Futebol que se realiza na Alemanha em Junho do próximo ano. E depois, queixem-se da sorte...

Sem comentários: