quinta-feira, abril 12, 2007

Portugal excelente

Actualmente, existem, pelo menos, duas àreas de excelência em Portugal: arquitectura e futebol. Tenha-se, naturalmente, em conta as dimensões e a importância internacional do país...

Quanto à arquitectura, as obras de artistas como Siza Vieira e Souto Moura motivam um autêntico "arquitecturismo", isto é, um fluxo crescente de pessoas que vêm a Portugal (provenientes, por exemplo, de Itália, onde os expoentes na disciplina não escasseiam - caso emblemático de Renzo Piano), essencialmente para visitar os espaços criados por esses e outros arquitectos portugueses de excepção. É um filão a explorar e a desenvolver cada vez mais.

Quanto ao futebol, goste-se ou não, basta ir ao estrangeiro e falar em nomes como Cristiano Ronaldo, Figo, Ricardo Carvalho ou Mourinho e a cultura futebolística sai a rodos das bocas mais insuspeitas. O efeito do futebol é a meu ver mais popular e reputacional (aumenta a notoriedade de um pequeno país junto de vastas camadas da população de outros países que aderem ao fenómeno futebol), enquanto o da arquitectura é mais qualitativo, substancial e durável.

Sem comentários: