sexta-feira, setembro 08, 2006

Duas sugestões...

Nas últimas duas noites tenho aproveitado o tempo para ver DVDs e ambos os filmes que vi são merecedores de destaque.


Photobucket - Video and Image Hosting


In America

retrata a história duma família irlandesa que passa pela perda de um dos três filhos. Depois da tragédia, pai mãe e as duas filhas (de dez e seis anos) partem para os E.U.A. em busca duma nova e melhor vida, em busca da reconstrução do equilíbrio familiar. Chegados ao destino e preparados para concretizar o "American Dream", apenas conseguem ficar instalados num bairro de toxicodependentes, travestis e marginais em Nova Iorque.

No prédio em que vivem, um piso abaixo, vive um homem enigmático chamado Mateo, que à porta de casa tem um aviso: "Keep Out". Um dia de Halloween, Christy e Ariel (as duas filhas do casal irlandês) batem àquela porta para os típicos "Trick or Treat" e, sem sonharem sequer, conseguem mudar completamente as suas vidas, as vidas dos pais e de Mateo.

O que faz deste filme algo de particularmente bom é, não só o facto de a história ser contada na perspectiva de Christy, a menina de 10 anos, como também os sinais notórios de aculturação que as duas pequenas irlandesas mostram de um modo engraçadíssimo.


Photobucket - Video and Image Hosting


Billy Elliot

passa-se no Norte de Inglaterra em 1984, aquando da crise entre mineiros e governo. Billy é um rapaz de 11 anos que vive com o pai, o irmão (ambos mineiros) e a avó num bairro pobre e que todos os dias vai para o ginásio ter aulas de boxe, tal como o seu pai havia tido e também o pai do seu pai. Tudo muda quando, um dia, uma professora de ballet e as suas alunas passam a partilhar o ginásio com a turma de boxe de Billy e este começa a fascinar-se pela dança. A partir daí, o rapaz passa a ir, à revelia da família, às aulas de ballet, onde descobre um verdadeiro potencial...
No meio de uma família em crise, no meio de perconceitos e tradições, Billy Elliot com a ajuda da professora, vai tentar seguir em frente com o seu sonho de ser dançarino.

4 comentários:

Mariana disse...

Já vi ambos: o primeiro gostei, mas o segundo ficou aquém das espectativas!

Alice disse...

posso perguntar a razão de ter ficado aquém?
Eu adorei.

Mariana disse...

Oh eu estava à espera daqueles filmes tocantes sobre a vida do rapazinho, que nos fazem ficar até ao fim comovidos pela sua história, mas lembro-me que comecei logo a achar aquilo meio ridículo desde o início e então já o vi meia desiludida e no espírito de gozar com as situações :P já não me lembro é exactamente das cenas e dos motivos que me fizeram não gostar, já vi há uns tempos e como não me impressionou não fixei...

Miguel disse...

Billy Elliot: muito bom. In America: lamechas, lacrimal à americana.